RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LINNÉ. (Carl von) GENERA PLANTARUM.

Caroli a Linné Ord. Stellae Polaris Equitis Genera Plantarum eorumque characteres naturales secundum numerum, figuram, situm et proportionem omnium fructificationis partium. Juxta thunbergii emendationes digesta. Editio octava. Praecedente longe auctior curante Thaddaeo Haenke Societatis Scientarum Pragensis Sodali. Volumen I. [Volumen II]. Vindobonae. Ex officina wappleriana. 1791.

2 volumes in 4º de 20,5x12,5 cm. Com xxi, [iii], 811, [i] págs. A numeração é seguida do 1.º ao 2.º volume.

Encadernações da época inteiras de pele com nervos e ferros a ouro em casas fechadas e folhas de guarda decorativas. Apresenta o corte das folhas carminado e inclui fitas marcadoras de seda. Impresso sobre papel avergoado.

Exemplar com danos ligeiros nas coifas superiores e 2 carimbos oleográficos sobre as folhas de rosto, sendo um de posse (José Manuel d'Assumpção), com quota, e o outro armoriado (Casa de Lafões).

Carolus Linnaeus (Rashult, 1707 - Uppsala, 1778) - em português Carlos Lineu, em sueco, após nobilitação, Carl von Linné - foi um botânico, zoólogo e médico, reconhecido pela formalização da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo considerado o "pai da taxonomia moderna". Foi também um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia. Formou-se em medicina, na Holanda, e foi aí que publicou duas das suas obras mais importantes, Systema Naturae (“Sistema da natureza”), em 1735, e Genera Plantarum (“Espécies de plantas”), em 1737.

O Genera Plantarum foi considerado por Lineu como a sua maior realização taxonómica. Com este livro explorou, dentro da botânica, o sistema de nomenclatura binomial, apresentado em 1735 com o livro Systema Naturae. Propunha que os animais e plantas fossem sempre batizados com um nome formado por duas palavras: a primeira identifica o género à qual a espécie pertence, a segunda identifica a espécie dentro do género e restritivo específico.

Em contraste com os sistemas baseados em divisões arbitrárias, o Sistema Sexual poderia acomodar o número crescente de novas espécies - que, não raro, possuiam características morfológicas diferentes das conhecidas - que chegavam à Europa a partir das colónias e do comércio transoceânico.

A presente edição contém uma breve descrição dos 987 géneros de plantas, conhecidos por Lineu nessa época.

Referência: 1301JC084
Local: I-199-E-11


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters