RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CASTELO DE PAIVA. (Barão de) MONOGRAPHIA MOLLUSCORUM TERRESTRIUM FLUVIALIUM, LACUSTRIUM INSULARIUM MADERENSIUM

AUCTORE BARONE DE CASTELLO DE PAIVA PHILOSOPH. BACCAL. IN CONINBR. UNIVERS. MEDEC. DOCT. PARIS FACULT. [etc, etc, etc]. OLISIPONE. TYPIS ACADEMICIS. M DCCC LXVII [1867].

In folio (de 31x24 cm) com 168-[i] pags. Brochado deve ser encadernado.

Ilustrado com 2 estampas extra-texto de página inteira, cromolitografadas, com a representação de conchas de várias espécies de moluscos em forma de um índice ilustrado.

Exemplar com falta da capa posterior de brochura; título de posse sobre a capa anterior de brochura; e apresentando dedicatória do autor dirigida ao Duque de Loulé: e uma corecção manuscrita do autor cortando a letra I da palavra do título Insularium Maderensium; para Insularum Maderensium.

Esta obra é um tratado em latim impresso na Academia Real das Ciências de Lisboa ( e por essa mesma razão escrito em latim para divulgação internacional) contendo uma monografia cientifica de todos os moluscos terrestres, fluviais e lacustres do Arquipélago da Madeira. A introdução da obra com o título de «Advertencia» é uma exortação à »ciência de Deus», considerando o autor que a obra do Creador, a omnipotência do divino Artifice, se encontra para além do conhecimento humano. Esta foi uma razão da obra, e outra razão foi porque nesta época, segundo o autor existe, ou existia, um desconhecimento sobre a formação dos tecidos e das fibras dos corpos orgânicos e a capacidade de vivificar a matéria. Para tal o autor estudou não só as partes duras (o envolucro testáceo), mas também o hábito exterior destes animais e as circusntancias peculiares de sua morada (sic) a que hoje chamamos habitat. Algumas das entradas, ou fichas cienticas nesta obra, são descobertas e calssificações cientificas de novas espécies com recolhas efectuadas pelo próprio autor. Este autor tem uma extensa obra cientifica e realizou investigações similares nas Ilhas Canárias. Palau não refere este autor.

Inocêncio VIII, 119 cita longamento o auto e refere esta obra, nessa época, ainda no prelo:

«ANTONIO DA COSTA PAIVA, 1.º Barão de Castello de Paiva, Bacharel formado em Philosophia pela Universidade de Coimbra; Doutor em Medicina pela Faculdade de Paris; Lente jubilado da Academia Polytechnica do Porto; Vogal do Conselho geral de Instrucção Publica, Membro do Conselho Dramatico; Socio effectivo da Academia Real das Sciencias de Lisboa; Associado estrangeiro da Sociedade Zoologica de Londres, da Sociedade de Historia natural de Cassel (Allemanha), da Sociedade das Sciencias naturaes de Strasbourg, das Sociedades Botanicas de França e de Edimburg, da Academia Imperial de Medicina do Rio de Janeiro, das Academias de Medicina e Cirurgia de Tolosa, Marselha e Montpellier, etc. [...] natural da cidade do Porto; e nasceu em 1806. [...] . Tomei esse encargo de tanto melhor vontade, quanto é certo que o nome deste illustrado contemporaneo, aliás condeituado pelos sabios estrangeiros como R. T. Lowe, T. V. Wollaston, Blackwall, C. Bolle, L. Pfeiffer, A. Morelet, H. Crosse, W. Schimper, S. Berthelot, E. Fournier, H. G. Reichenbach fil, W. Hooker, L. P. Arcas, e tambem louvado por alguns naturalistas portuguezes, os srs. J. V. Barbosa du Bocage e B. A. Gomes, com a distincção justamente adquirida por seus escriptos, e ainda mais pelos seus importantes estudos praticos em diversos ramos de Historianatural, pouco tem até hoje que agradecer nesta parte á nossa imprensa periodica. [...] Tem ainda no prelo para ser publicada uma extensa monographia descriptiva, approvada pela Acad. Real das Sciencias, dos molluscos terrestres e fluviaes do archipelago da Madeira, ornada de figuras coloridas, representando algumas especies novas descobertas pelo auctor nas digressões que annualmente costuma fazer aquella ilha [da Madeira].»

Referência: 1212JC110
Local: M-1-B-7


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters