RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SANTOS CARVALHO. (José dos) ICONOGRAFIA E SIMBÓLICA DO POLÍPTICO DE SÃO VICENTE DE FORA.

Edição do autor. Lisboa. 1965.

De 23x16 cm. Com 374 pags. Brochado. Ilustrado no texto e em extra-texto com esquemas desdobráveis com a análise de cada personagem dos painéis, comparando com a iconografia conhecida de outras fontes. Exemplar com dedicatória do autor no anterrosto, com danos no pé da lombada, marcas de manuseamento e manchas de sujidade nas capas..

O autor, apresenta uma nova tese baseada na adaptação de ideias defendidas anteriormente, que se propõe compreender o pleno significado da obra, que será «Portugal, defensor e Apóstolo da Fé e identificar as sessenta figuras nela representadas.   

VER: FREITAS, Paula e GONÇALVES, Maria de Jesus. PAINÉIS DE S. VICENTE DE FORA. Uma Questão inútil? INCM. 1987. Páginas 94 e 95 e esquema 14.

A questão dos painéis», como é conhecida a vasta polémica que se desenrola desde a descoberta em S. Vicente de Fora em 1882, de um excepcional obra de pintura portuguesa do século XV, apaixona os especialistas e a opinião pública até aos nossos dias, levando a cenas de pugilato, falsificação de documentos e suícidos. Apesar do aprofundamento do conhecimento dos aspectos materiais e artísticos da obra, a impossibilidade de determinar a sua origem e a intenção com que foi realizada, por falta de provas documentais, renova periódicamente as polémicas, não existindo acordo sobre nenhuma das múltiplas questões a considerar.


Temáticas

Referência: 1212JC073
Local: I-171-F-56


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters