RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79466

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FOTOGRAVURA. SEC. XX. MARCELLO CAETANO.

S/L. S/d [circa 1940-44].

1 fólio de 65x50 cm (mancha gráfica de 36x29 cm). Fólio solto em papel espesso com origem em processo industrial de fotocomposição. Impressão a preto e branco a partir de negativo fortemente retocado. Fotogravura destinada a ser emoldurada como símbolo patente nas repartições e nos Serviços da República (Estado Novo).

Representa o Dr. Marcelo Caetano, em retrato a meio corpo, com insígnia de Comissário Nacional da Mocidade Portuguesa.

Marcello José das Neves Alves Caetano (Lisboa, 1906 - Rio de Janeiro, 1980) foi um jurisconsulto, professor de direito e político português, que desenvolveu um prolongada carreira política durante o regime salazarista. Marcello Caetano foi um dos mais importantes políticos do Estado Novo desempenhando os cargos de Presidente da Direcção do Grémio dos Seguradores, procurador, vice-presidente e presidente da Câmara Corporativa, desde 1933, na Iª Legislatura, tendo sido nomeado pelo Conselho Corporativo nas restante 3 legislaturas (III, V, VI) em que pertenceu a este órgão. Foi comissário nacional da Mocidade Portuguesa de 1940 a 1944, Ministro das Colónias de 1944 a 1947, presidente da Câmara Corporativa e ministro da Presidência do Conselho de Ministros de 1955 a 1958, presidente da Comissão Executiva do partido único União Nacional, Reitor da Universidade de Lisboa, de 1959 a 1962 e Presidente do Conselho do Estado Novo, entre 1968 e 1974.

Participou na redacção do Estatuto do Trabalho Nacional, da Constituição de 1933 e foi autor do projeto do Código Administrativo de 1936.

Ao contrário da sua carreira política sempre sujeita a grandes controvérsias, o seu legado como professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, desde 1939, e investigador é reconhecido como um dos mais brilhantes e influentes momentos do estudo e do desenvolvimento do direito em Portugal. Formou muitos díscipulos e produziu uma obra vasta de investigação no domínio do Direito administrativo, do Direito constitucional, da história do Direito em Portugal, e do Direito corporativo sendo o primeiro docente universitário a lecionar Direito corporativo em universidades portuguesas. 


Temáticas

Referência: 1211JC075
Local: Camões-01

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters