RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LEAL. (José Francisco) INSTITUIÇÕES OU ELEMENTOS DE FARMACIA,

Extrahidos dos de Baumé, e reduzidas a novo methodo pelo Doutor. JOZE’ FRANCISCO LEAL Lente de Matéria Medica, e de Instituições Medico-Cirurgicas na Universidade de Coimbra, para uso das suas Prelecções Academicas, e em beneficio dos Alumnos de Medicina e Farmacia da mesma Universidade, illustradas e acrescentadas com a vida do sobredito Professor, e publicadas por MANOEL JOAQUIM HENRIQUES DE PAIVA. Medico em Lisboa, &c. LISBOA. NA OFFICINA DE ANTONIO GOMES. ANNO M. DCC. XCII. [1792].

In 8º (de 16x10 cm) com 481-[iv] págs. Encadernação da época inteira de pele com ferros a ouro na lombada.

Ilustrado em anterrosto com um retrato do Doutor José Francisco Leal (1744-1786).

Exemplar com leves picos de traça marginais.

Inocêncio IV, 341 e VII, 139: "José Francisco Leal, Doutor e Lente de Physiologia, Materiamedica, e Instituições medico-cirurgicas na Universidade de Coimbra, etc. (O Dr. Benevides, na sua Bibl. Medico-portugueza, tomo XVI do Jornal da Sociedade das Sciencias Medicas, pag. 294, faz d’elle um pharmaceutico: porém não soube onde praticára a pharmacia!!)  Nasceu. no Rio de Janeiro em 1744, e morreu em Coimbra em 1786. Instituições ou elementos de Pharmacia, extrahidos dos de Baumé e reduzidos a um novo methodo, etc. Lisboa, na Offic. de Antonio Gomes 1792. 8.o de 481 pag., além do rosto, e de quatro pag. não numeradas, que contêem o indice. Esta obra foi publicada posthuma pelo dr. Manuel Joaquim Henriques de Paiva, e sahiu precedida no mesmo volume de uma Noticia da vida e obras do Dr. Leal, escripta por Francisco Luis Leal (talvez seu proximo parente?). Juntamente vem um retrato do dr. Leal, gravado em chapa de cobre.

Inocêncio VI, 12. “MANUEL JOAQUIM HENRIQUES DE PAIVA, Fidalgo da C. R., e Cavalleiro professo na Ordem de Christo, Doutor em Medicina pela Universidade de Coimbra... N. em Castello branco a 23 de Dezembro de 1752. Foi seu tio paterno o celebre medico Antonio Nunes Ribeiro Sanches, de quem se fez menção no tomo I d"este Diccionario. Cultivou com assiduidade e proveito os estudos proprios da sua profissão, merecendo ser tido de justiça por um dos mais intelligentes e laboriosos entre os medicos portuguezes seus contemporaneos.”


Temáticas

Referência: 1209JC020
Local: M-7-D-2


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters