RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



REGRA DO NOSSO GLORIOSO PADRE S. BENTO

Abbade, Confessor, & Patriarcha de todas as Religiões. Dada aos Freyres da Ordem de nosso Senhor Jesu Christo, & traduzida de latim em Portugues, na forma que primeiro foy approuada, & confirmada pellos Summos Pontifices, quando a mesma ordem se reformou. Agora nouamente impressa, por mandado de nosso Reuerendissimo Padre Dom Prior, & Gèral da mesma Ordem de Christo, Frey Andre Pacheco. [Vinheta xilogravada com a Cruz da Ordem de Cristo]. Em Lisboa. Por Pedro Crasbeeck Impressor del Rey. Anno de 1623.

In 4º (de 19x14 cm) com (xii)-56 fólios (realmente 54, pois a numeração salta de 22 para 25).

Encadernação da época inteira de pele, com ferros decorativos rolados a seco em esquadrias nas pastas. Corte de folhas carminado.

Exemplar apresenta leves picos de traça marginais junto ao festo.

Bela impressão dos prelos da família Crasbeeck adornada com a cruz de Cristo na folha de rosto e capitulares xilogravadas decorativas no início de capítulos e florões de remate. Texto impresso com tipos redondo e itálico.

Primeira edição da tradução em língua portuguesa da Regra de S. Bento conforme foi dada e confirmada à Ordem de Cristo pela Santa Sé, no tempo de Frei António de Lisboa.

Frei Isidoro de Barreira sublinha, na dedicatória da edição, que corriam versões em latim nas casas da ordem, mas que a versão portuguesa era a que, em caso de dúvida, devia fazer fé, pois era a que tinha sido aprovada pelos Papas.     

As folhas preliminares incluem: Censura de Frei Gregório Taveira; licenças; dedicatória de Frei Isidoro de Barreira ao padre Mestre Frei Andre Pacheco, Dom prior do Convento de Tomar e Geral da Ordem de Cristo; carta de Frei Isidoro Barreira a toda a sagrada religião e feires da ordem de cristo; um indíce de matérias e outro de lugares da divina escritura, que enriquecem muito a obra.

O texto inclui prólogo, 36 capítulos e 11 regulamentos específicos como por exemplo: "Disciplina em Capítulo"; "Modo para lançar o hábito aos nossos noviços"; "Modo para fazer a profissão aos nossos noviços"; "Forma da Profissão dos Irmãos cõuersos"; e "Forma da carta de Irmandade de nossa Ordem". Inclui também 'Cathalogo dos Summos Pontifices da Ordem do Patriarcha São Bento'; 'Varões illustres da Ordem de São Bento'; 'Emperadores da Ordem de São Bento'

Existe manuscrito quinhentista, com o texto latino da regra, na referência da Livraria Castro e Silva 1103CS042.

Obra muito rara, Azevedo Samodães (318) apenas refere a segunda edição.

Esta primeira edição só é referida no catálogo de Monteverde (4409).

A atribuíção por Inocêncio (III, 235) da autoria da tradução a Frei Isidoro de Barreira não tem fundamento, no entando registamos aqui a entrada: «Frei Isidoro de Barreira freire conventual da Ordem de Christo, cujo instituto professou no convento de Thomar em 1606, e aí faleceu em 1634, conforme Barbosa, ou em 1648, segundo outros. Tambem há discrepancia ácerca da sua naturalidade, porque uns o dão nascido em Lisboa, e outros o fazem natural da villa do seu appelido, distante três léguas de Tomar. 159) (C) Regra do nosso glorioso padre S. Bento... dada aos freires da ordem de N. S. Jesu Christo, e traduzida de latim em portuguez, na fórma que primeiro foi approvada e confirmada pelos Summos Pontifices. Lisboa, por Pedro Craesbeeck 1623. 4.º de XII-56 pag. Não traz no frontispicio o nome do traductor».

 In 4º (19x14 cm) with (xii)-56 folios (in fact just 54, since there is a leap on page numbers from 22 to 25).

Binding: Contemporary full calf with decorative blind tools framing the boards. Red edges.

Copy with small bookworm traces near the hinges.

Beautiful print from the printers of Crasbeeck family, decorated with the cross of Christ on the title page, woodblock engraved decorated capital letters at the beginning of each chapter, and tail bands. Text printed in round and italic characters.

First edition of the translation into Portuguese of the Rule of Saint Benedict as it was offered and confirmed to the Order of Christ by the Holy See at the time of FR. Anthony of Lisbon.

The 1500’s manuscript with the Latin text of the Rule is available. Please check our reference 1103CS042.

 

Referência: 1206JC094
Local: M-9-B-12


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters