RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



TRATADO SOBRE AS PARTIDAS DOBRADAS.

Por meyo da qual podem aprender a arrumar as contas nos Livros, e conhecer delles todos os Curiozos impossibilitados de cultivar as Aulas desta importantíssima Ciencia &c. TURIN. Na Officina de Diego Joze’ Avondo Impressor de Eminentiss. Senhor Cardial Arcebispo, e da Illustrissima Cidade. MDCCLXIV. [Turim, 1764].

In 8º gr. de 20x13 cm. Com 157, [i] págs.

Encadernação da época inteira de pele cansada, com restauro da lombada. Corte das folhas carminado. Ilustrado com uma vinheta decorativa na folha de rosto.

Exemplar com vestígios de trabalho de traça na folha de rosto e nas páginas iniciais e finais, afectando levemente a mancha tipográfica. Com falta de uma folha desdobrável extratexto (53x38 cm) “Mappa da correspondência da moeda”.

Rara 1ª edição da segunda obra sobre contabilidade publicada em Portugal, a primeira obra sobre contabilidade foi publicada em 1758, com o título Mercador Exacto, de João Batista Bonevie. Existem mais duas edições publicadas em 1792 e 1793. Inocêncio mencionou esta edição, mas não viu exemplares) sobre a técnica contabilística clássica das partidas dobradas e nota que outra obra com o título: Dicionário das moedas, também apresenta o mesmo impressor.  

Obra publicada anonima, com o local de impressão provavelmente falso, muito importante pois a contabilidade em Portugal foi organizada quase da mesma forma aqui apresentada até ao século XX, tanto por privados como pelos serviços do Estado.

INOCÊNCIO VII, 384: "TRATADO SOBRE AS PARTIDAS DOBRADAS, por meio do qual podem aprender a arrumar as contas nos livros, e conhecer d"ellas todos os curiosos impossibilitados de cultivar as aulas d"esta importantissima sciencia etc. Turim 1764. 8.º? - Segunda edição correcta e emendada. Lisboa, na Offic. de Simão Thaddeo Ferreira 1792. 8.º de 200 pag. O mesmo editor d"esta segunda edição o foi tambem do Diccionario das moedas, etc., que descrevi no tomo II, n.º D, 77".

Referência: 1206JC092
Local: M-3-C-33


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters