RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ALVARES D’ALMADA. (André) TRATADO BREVE DOS RIOS DE GUINE’ DO CABO VERDE

DESDE O RIO SANAGÁ ATE’ AOS BAIXOS DE SANT’ANNA &c. &c. Pelo Capitão ANDRÉ ALVARES D’ALMADA, Natural da Ilha de Santiago de Cabo-Verde, pratico e versado nas ditas partes. 1594. Publicado por DIOGO KÖPKE, Capitão da 3ª Secção Exercito, e Lente da Academia Polytechnica do Porto. PORTO: Typographia Commercial Portuense: 1841.

In 8º gr. (de 21x13 cm) com xiv-(i)-108-(v)-(i) págs.

Encadernação da época inteira de pele marroquim vermelho, com finos ferros a ouro na lombada e rolados em esquadria nas pastas.

Exemplar com título de posse manuscrito na folha de guarda e com ex-libris armoriado.

Ilustrado com um mapa desdobrável (de 22x23 cm) com título e legendas: “Guiné Septentrional. Da Conquista, Navegação e Commercio dos Portugueses e dependencia das Capitanias das Ilhas do Cabo Verde. 1594. Kopke del. J. C. V. Villa Nova lith. Porto. 1841”.

INOCÊNCIO I, 58. “André Alvares D’Almada, natural de S. Tiago de Cabo Verde. Escreveu no ano de 1594 e dedicou aos Governadores do Reino a seguinte obra: Tratado breve dos rios de Guiné de Cabo Verde, desde o rio do Sanagá até aos baixos de Sant’Anna. Porto, na Typ. Comm. 1841. 8.º gr. de XIV 108 pag. com um mappa geographico. - Preço 720 réis. Este escrito tinha sido já publicado por indústria do P. Victorino José da Costa, porém diferindo consideravelmente no estilo, e na ordem que lhe dera seu autor como adverte Barbosa: o titulo dessa antiga e transtornada edição é como se segue: Relação e descripção de Guiné, na qual se tracta de varias nações de negros que a povoam, dos seus costumes, leis, ritos, ceremonias, guerras, armas, trajos; da qualidade dos portos, e do commercio que n'elles se faz: que escreveu o capitão André Gonçalves de Almada. Lisboa, por Miguel Rodrigues 1733. 4.º de IV 62 pag. (Livrarias das Necessidades e do Arquivo Nacional, e tenho também dela um exemplar.) V. neste Dicionário o artigo Diogo Kopke, a cuja diligencia se deve a moderna publicação”.

Referência: 1205JC075
Local: M-9-B-23


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters