RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CORTESÃO. (Armando) HISTORY OF PORTUGUESE CARTOGRAPHY.

By… Agrupamento de Estudos de Cartografia Antiga. Secção anexa á Universidade de Coimbra. Junta de Investigaçõs do Ultramar. Coimbra. 1969, 1971.

2 Volumes de 31x22 cm. Com XXIV, 323, [V]; XVIII, 469, [V] págs.

Encadernações do editor, realizadas por Frederico de Almeida, com títulos gravados a ouro nas lombadas.

Ilustrados no texto com 184 reproduções a preto e branco e a cores de mapas antigos, instrumentos de navegação e fotografias de investigadores.

Obra impressa sobre papel creme da Fábrica de Porto Cavaleiros de Tomar.

O 2º volume contém uma História da Náutica da autoria de Luís de Albuquerque nos capítulos VII, Astronomical navigation e VIII, Instruments for measuring altitude and the art of navigation.

Texto inglês é da autoria de Armando Cortesão que elaborou ao mesmo tempo o texto em português que foi publicado na mesma altura.

O mais importante e completo trabalho, ainda não ultrapassado, sobre a cartografia portuguesa no período inicial do seu desenvolvimento, Séculos XIV-XV, que é o culminar de décadas de estudo.

O autor planeou um terceiro volume, que não conseguiu terminar, por ter falecido, para abarcar os Séculos XVI a XIX, que seria constituído pelos capítulos IX a XIV, em que os capítulos XII e XIII, sobre os Séculos XVIII e XIX, seriam escritos por Avelino Teixeira da Mota.

Armando Frederico Zuzarte Cortesão (São João do Campo, Coimbra 1891 – Lisboa 1977) irmão mais novo de Jaime Cortesão, foi o maior especialista em cartografia em Portugal, publicando, entre muitos outros trabalhos, a primeira grande obra «Cartografia e Cartógrafos Portugueses dos Séculos XV e XVI», em 1935 e realizando, em colaboração com Avelino Teixeira da Mota, o grandioso projecto editorial da Portugaliae Monumenta Cartographica, com 6 volumes publicados em 1960.

The author states in the introduction: «I have therefore written this book not only for scholars or for the inner circle of academic specialists in the history of cartography, but mainly for those who wish to be initiated into these studies, and above all for my students.»

Referência: 1202JC131
Local: M-2-A-14

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters