RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CASTRO. (Nuno de) A PORCELANA CHINESA E OS BRASÕES DO IMPÉRIO.

Livraria Editora Civilização. Barcelos. 1987.

De 32x23 cm. Com xxxii, 266, [ii] págs. Encadernação do editor em tela creme com ferros a ouro, sobrecapa de protecção e caixa para acondicionamento.  

Profusamente ilustrado com excelentes fotografias a cores com reproduções das verdadeiras preciosidades cerâmicas, com toda a sua brilhante policromia, que são estudadas nesta obra.  

Exemplar nº 2861/5000, com assinatura do autor. 

Magnífica edição de luxo impressa em papel Ikonofix Matt e encadernada em Natuurlinen, com fotolitos de Rafael, Valente & Mota, Lda, com composição, impressão e acabamento da Companhia Editora do Minho, S. A.      

Obra ímpar, uma verdadeira jóia bibliográfica, em que o autor descreve maravilhosas peças de porcelana chinesa com brasões portugueses, determina as suas datas de fabrico, identifica os mandatários e interpreta as armas ou insígnias nelas inscritas. 

 Além do seu valor estético e artístico a obra é muito importante por colocar em evidência a fusão de elementos de duas culturas muito diferentes, que de forma harmoniosa conseguem produzir explêndidas obras de arte que valem por serem testemunhos de um encontro de civilizações com características que raras vezes ocorreram ao longo da história. 

Na introdução o autor sintetiza grande número de informações sobre os locais de produção na China, os artesãos e as rotas comerciais entre a Europa e o Oriente, contextualizadas com resumos da história da China, com referências às relações de outros países europeus com a China e com uma síntese da história e das rotas comerciais com o Brasil.       

As peças estudadas foram produzidas durante as dinastias Ming (1368-1644) e Qing (1644-1911) por artesãos chineses, que usaram técnicas e produtos de origem europeia e estão decoradas com brasões de reis, como D. João III, D. Filipe I, D. Pedro III, D. Maria I, D. Pedro I, Imperador do Brasil, D. Luís e D. Carlos, das principais famílias nobres portuguesas que desempenharam cargos em todos os territórios do Império Português (Índia, Brasil, África, Oriente) e com iconografia de ordens religiosas como a Companhia de Jesus, do Convento do Monte do Carmo de Lisboa, da Ordem de Santo Agostinho, de São Domingos e São Francisco. 

Referência: 1201IM008
Local: I-42-A-26


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters