RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



COLECÇÃO HENRIQUINA.

Comissão Executiva das Comemorações do Quinto Centenário da Morte do Infante D. Henrique. Lisboa. 1958, 1959 e 1960.

Colecção de 11 (de 12) volumes de 19x12 cm. Brochados.

Com falta do volume X - Panorama Económico dos Descobrimentos Henriquinos, por Amaro D. Guerreiro.

A Colecção Henriquina compõe-se das seguintes obras:

I – História dos Descobrimentos Portugueses. Por Damião Peres. Com 194 págs. Exemplar por abrir, com títulos de posse sobre a folha de anterrosto.

II – Vida e Obra do Infante D. Henrique. Por Vitorino Nemésio. Com 184 págs. Exemplar por abrir.

III – Descobrimento do Atlântico. Por Costa Brochado. Com 145 págs. Ilustrado com mapas. Exemplar com manuscritos e sublinhados a carvão.

IV – A Ciência Náutica dos Portugueses na Época dos Descobrimentos. Por Fontoura da Costa. Com 107, [i] págs. Ilustrado no texto. Com desdobrável representando a «Evolução do Regimento da declinação (altura do Pólo ao meio-dia)».

V – Os Navios do Infante D. Henrique. Por Quirino da Fonseca. Com 102 págs. Ilustrado com representações de navios. Exemplar com título de posse manuscrito sobre a folha de anterrosto, e sublinhados no texto.

VI – Memória sobre a prioridade dos descobrimentos portugueses na Costa de África Ocidental. Por Visconde Santarém. Com 189 págs. Exemplar com sublinhados a tinta.

VII – A Política de sigilo dos descobrimentos. Nos tempos do Infante D. Henrique e de D. João II. Por Jaime Cortesão. Com 167 págs. Exemplar por abrir.

VIII – Cartografia Portuguesa Antiga. Por Armando Cortesão. Com 194 págs. Com sublinhados no texto e anotações manuscritas no colofão, a tinta.

IX – A Acção Missionária no Período Henriquino. Pelo Padre António Brásio, C.S. Sp. Com 109 págs. Exemplar por abrir.

– Panorama Económico dos Descobrimentos henriquinos. Por Amardo. D. Guerreiro. Com 117, [iii] págs. Brochado. Exemplar por abrir.  

XI – O Infante D. Henrique e a Universidade. Por A. Moreira de Sá. Com 127 págs. Exemplar por abrir.

XII – Historiógrafos dos Descobrimentos. Por Costa Brochado. Com 109 págs.

Colecção publicada no âmbito da passagem do quingentésimo aniversário sobre a morte do Infante D. Henrique, «Infante de Sagres», evocando a figura, a obra e a época deste português que se notabilizou pela sua acção precursora do grande movimento que constituiu a gesta marítima portuguesa dos séculos XV e XVI.

Descreve em traços largos o travejamento de interesses materiais e espirituais da presença portuguesa além-mar, elencando efemérides relacionadas com a ocupação continental e insular de novas terras, e com as mais diversas contribuições de viajantes, mercadores, missionários, intelectuais, soldados e colonos nesse processo.

Realça o valor universal da obra realizada à época pelo Infante D. Henrique e seus homens, sublinhando a prioridade e originalidade da ciência náutica dos portugueses na época dos Descobrimentos.

Referência: 1106JC040
Local: I-10-C-1 | SACO JS39 |


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters