RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FREIRE. (António Jorge) PLANO GERAL DE DEFEZA SANITARIA PERMANENTE

Contra a invasão e diffusão de doenças infecciosas comprehendendo a Reorganização da Beneficencia Publica. Tentativa por António Jorge Freire Official de S. Tiago, engenheiro do Posto de Desinfecção Pública de Lisboa, e das Thermas dos Cucos. Imprensa de Libanio da Silva. Lisboa. 1900.

De 22x14 cm. Com [vi], 346, [i] págs. 

Encadernação artística da época inteira de pele (marroquim vermelho) com nervos, finos ferros a ouro na lombada e nas pastas em esquadrias decoradas com motivos ornamentais, com o autor e o título gravados a ouro na pasta anterior e florão ornamental no centro da pasta posterior. Cortes dourados por folhas.

Ilustrado no texto com plantas e alçados de hospitais de isolamento e com quadros. 

Impresso com grande mestria gráfica sobre papel creme de elevada espessura e qualidade.

Exemplar com assinatura de posse, na folha de rosto, que se repete na página 9 acompanhado de carimbo oleográfico e defeito com pequena perda de pele na pasta posterior.  

Contém 14 capítulos, e um Apêndice com o levantamento demográfico das regiões de Espanha, com maior detalhe de dados populacionais nas comarcas judiciais junto à fronteira portuguesa, com listas de concelhos portugueses da raia, dos pontos onde existem postos fiscais e postos de Carabineros.  

Obra rara e muito importante para o estudo do combate às epidemias, nomeadamente de cólera, em 1884, 1886, 1890 e 1892 assim como do estado dos conhecimentos científicos e organizacionais em fins do século XIX, em Portugal.

Nela o autor, com base na sua experiência e na obra do Dr. Thorne: On the use and influence of hospitals for infectious diseases, apresenta de forma detalhada um plano para a criação de cordões sanitários, a instalação de hospitais de isolamento, com o cálculo dos respectivos custos, para a organização dos serviços de Saude e Beneficência Pública e para a implementação das medidas de controlo adequadas divididas em três níveis: brandas, severas e rigorosas. 

       

 

 

Referência: 1105JC064
Local: M-9-B-52


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters