RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PATO MONIZ. (Nuno Alvares Pereira) EXAME ANALYTICO E PARALLELO DO POEMA ORIENTE

DO Rdo. JOSÉ AGOSTINHO DE MACEDO. COM A LUSIADA DE CAMÕES: POR... Lisboa, Na Typografia Lacerdina. ANNO M.DCCC.XV. [1815].

In 8º (de 14x10 cm) com vii-355 págs. Encadernação da época inteira de pele com ferros a ouro na lombada e no rótulo vermelho. Obra apreciada e rara.

Inocêncio VI, 304: 'NUNO ALVARES PEREIRA PATO MONIZ, poeta e litterato distincto, foi natural de Lisboa. Seu pae, fidalgo da Casa Real, era capitao mór de ordenanças das nove villas do Ribatejo do sul, e foi juiz de fóra nas de Aldeagallega e Torres Novas. Instruido no curso de humanidades, que frequentára com aproveitamento nas aulas publicas do extincto mosteiro de S. Vicente de Fóra, e iniciado no culto das musas por Bocage, a quem tomara de principio por guia e modelo, Moniz mais disposto a tractar letras, que a entregar se aos cuidados da vida material, e ás obrigações domesticas, separou se da mulher com quem, mau grado seu, o haviam ligado conveniencias e interesses de familia.

Vendidos ou alienados do modo que lhe foi possivel os bens de um vinculo, em cuja administração succedêra por morte de seu pae, viveu durante alguns annos como que exclusivamente dos fructos da sua penna, já compondo dramas e elogios para o theatro, já redigindo jornaes politicos e litterarios, etc.

Emulo e inimigo irreconciliavel de José Agostinho de Macedo desde 1805, ou talvez mais cedo, foi o seu mais temivel adversario, combatendo se e injuriando se um a outro reciprocamente perto de vinte annos continuos, em folhetos e papeis impressos e manuscriptos, onde a critica litteraria degenerava não poucas vezes em satyra pessoal.Pede porém a verdade que se diga, que n'esta parte as provocações partiam quasi sempre de Macedo.

Sobrevindo a revolução de 1820, Moniz que desde longo tempo professava os principios por ella inaugurados, votou se com ardor a sustental a, e o seu Portuguez Constitucional foi a primeira folha politica que appareceu em Lisboa, ainda em Septembro d'esse anno, continuando a diariamente por mais de dous annos, com interrupção apenas de alguns mezes em que esteve empregado como redactor do Diario das Côrtes.

Eleito Deputado ás Côrtes ordinarias de 1822 1823 pelo circulo de Setubal, tornou se notavel n'este congresso pelo modo como advogou alguns projectos, entre elles o da abolição da Intendencia geral da policia, effectivamente decretada, e mais ainda pela parte activa que tomára nas mui debatidas discussões suscitadas pela questão do juramento da rainha D. Carlota.

Estas causas, de si bastantes para malquistal o nos animos dos partidarios do regimen absoluto, foram talvez aggravadas pela preponderancia que lhe suppunham na Maçonaria, como Secretario que era do Grande Oriente Lusitano.

O facto é, que logo depois da jornada deVilla franca foi mandado sahir de Lisboa para o sul do Tejo e d'ahi a pouco degradado para a ilha do Fogo, uma das de Cabo Verde, onde os desgostos e a insalubridade do clima lhe abreviaram os dias de uma existencia já valetudinaria. Nascêra em 1778. Morreu em 24 de Dezembro de 1826'.


Temáticas

Referência: 1103JC086
Local: I-38-G-32


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters