RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SOYÉ (Luis Rafael) NOITES JOZEPHINAS DE MIRTILO SOBRE A INFAUSTA MORTE DO SERENISSIMO SENHOR D. JOZE PRINCIPE DO BRAZIL

DEDICADAS AO CONSTERNADO POVO LUZITANO. POR LUÍS RAFAEL SOYÉ. LISBOA NA REGIA OFFICINA TYPOGRAFICA. ANNO M. DCC. LXXXX. (1790)

In 16.º de 17x11 cm. Com 248-(ii) págs. Encadernação da época inteira de pele.

Ilustrado com 17 gravuras de página inteira em extratexto: retrato de D. José, (desenhado por Carneiro da Silva) o frontispício gravado decorado com figuras alegóricas, (desenhado e gravado por Jerónimo de Barros) o retrato do autor (desenhado por Jerónimo de Barros e gravado por G. Frois), uma gravura alegórica com três figuras chorando a morte do príncipe (desenhado e gravado por L. R. Soyé); 12 gravuras no início de cada canto em que as primeiras 11 foram desenhadas por João Tomás da Fonseca e gravadas por diversos artistas, mas em que sete delas foram por Ventura da Silva; a décima segunda foi desenhada por Jerónimo de Barros e gravada por Gaspar Frois; e uma gravura final desenhada por por J. T. da Fonseca e gravada por Ramalho.

Além das referidas, está ilustrado com 12 cabeções gravados de meia página, cada um no início dos cantos e uma gravura como remate no fim do último canto, todos estas desenhados por Jerónimo de Barros e gravados por Lucio, Matos, G. F. de Queiroz, Frois e Ventura.

Exemplar com desgastes na encadernação com perdas de pele superficiais nas charneiras e nos cantos e pequena mancha no último fólio em branco.

As páginas finais sem numeração incluem um catálogo das obras impressas e manuscritas do autor, o valor em que foi taxado, em 23 de Julho de 1790 e duas páginas em branco.

Bela edição de grande apuro tipográfico magnificamente impressa sobre papel de linho e ilustrada pelos melhores desenhadores e gravadores portugueses da época; Carneiro da Silva, Jerónimo de Barros, Soyé, Frois, João Tomás da Fonseca, Ventura da Silva, Lucius, Ramalho.

Obra poética de caracter elegíaco sobre a dor causada pela morte permatura, com varíola, do Príncipe D. José, herdeiro do trono (Lisboa 1761 - 1788). Filho primogénito de D. Maria I, foi educado por tutores nomeados por seu avô o rei D. José, entre eles Frei Manuel do Cenáculo. Os apoiantes do Marquês de Pombal depositavam grandes esperanças nas suas qualidades intelectuais e na sua adesão ao Iluminismo.

Luís Rafael Soyé (Madrid 1760 - Rio de Janeiro 1831) filho de pais estrangeiros de nacionalidade desconhecida, que faleceram cedo. Passou a ser protegido pelo morgado da Oliveira, João de Saldanha Oliveira e Sousa, Conde de Rio-Maior. Fez estudos de humanidades no Seminário de Rilhafoles, dos padres da Congregação de S. Vicente de Paulo, e aprendeu também pintura e gravura a buril. Aos 29 de Outubro de 1777 professou a regra franciscana no Convento de N. S. de Jesus da Terceira Ordem da Penitencia, estudou na Universidade de Coimbra, sem concluir o curso. Em 1791 obteve a anulação dos votos religiosos. Cerca de 1802 partiu para França enviado pelo Ministro D. Rodrigo de Sousa Coutinho, e depois estabeleceu-se em Paris como Livreiro, tendo publicado poesias em louvor de Napoleão. Depois da queda de Napoleão ficou numa situação difícil e não podendo voltar para Portugal, partiu para o Rio de Janeiro, onde foi nomeado Secretario da Academia das Belas Artes. Foi autor de diversos livros de poesia, especialmente de caracter pastoril.

Jerónimo de Barros Ferreira (Guimarães 1750 - Lisboa 1803) notável pintor, gravador e professor, foi irmão da Academia de S. Lucas, onde entrou em 1781. A presente obra reune algumas das suas poucas obras assinadas.

João Tomás da Fonseca (Lisboa 1754 - 1835) importante pintor e escultor, discípulo de João Grossi. Foi professor na Escola dos Caetanos e director da Academia de Belas Artes.

Joaquim Carneiro da Silva (Porto 1727 - Lisboa 1818) o mais relevante gravador da segunda metade do século XVIII, foi também desenhador de talento. Depois de alguns anos no Brasil, estudou em Roma, Florença, Paris e estabeleceu-se em Lisboa. O conjunto de gravuras mais notável que produziu são as 93 gravuras da Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavalaria.

 17x11 cm. 248, [ii] pp. Contemporary full leather binding.

Illustrated with 17 full-page hors texte engravings: portrait of King José, (drawn by Carneiro da Silva) the engraved frontispiece decorated with allegorical figures, (drawn and engraved by Jerónimo de Barros) the portrait of the author (drawn by Jerónimo de Barros and engraved by G. Frois), an allegorical engraving with three figures weeping at the death of the prince (drawn and engraved by L. R. Soyé); 12 engravings at the beginning of each canto in which the first 11 were drawn by João Tomás da Fonseca and engraved by various artists, but in which seven of them were by Ventura da Silva; the twelfth was drawn by Jerónimo de Barros and engraved by Gaspar Frois; and a final engraving drawn by J. T. da Fonseca and engraved by Ramalho.

Além das referidas, está ilustrado com 12 cabeções gravados de meia página, cada um no início dos cantos e uma gravura como remate no fim do último canto, todos estas desenhados por Jerónimo de Barros e gravados por Lucio, Matos, G. F. de Queiroz, Frois e Ventura.

In addition to the above listed, it is illustrated with 12 half-page engraved headpieces, each at the beginning of the cantos and an engraving at the end of the last canto, all these designed by Jerónimo de Barros and engraved by Lucio, Matos, G. F. de Queiroz, Frois and Ventura.

Copy with signs of wear on the binding with superficial leather loss on the hinges and corners.

A fine edition of great typographical refinement, magnificently printed on linen paper and illustrated by the best Portuguese draughtsmen and engravers of the time; Carneiro da Silva, Jerónimo de Barros, Soyé, Frois, João Tomás da Fonseca, Ventura da Silva, Lucius, Ramalho.

Poetic work of elegiac character about the pain caused by the permature death, with smallpox, of Prince José, heir to the throne (Lisbon 1761 - 1788). The first-born son of Maria I, he was educated by tutors appointed by his grandfather King José, among them Friar Manuel do Cenáculo. The Marquis of Pombal's supporters pinned great hopes on his intellectual qualities and his adherence to the Enlightenment.

Luís Rafael Soyé (Madrid 1760 - Rio de Janeiro 1831) was born to foreign parents of unknown nationality, who died early. He became the protégé of João de Saldanha Oliveira e Sousa, Count of Rio-Maior. He studied humanities in the Rilhafoles Seminary, belonging to the Fathers of the Congregation of S. Vicente de Paulo, and also learned painting and engraving. On the 29th of October 1777 he professed the Franciscan rule in the Convent of Our Lady of Jesus of the Third Order of Penitence, he studied in the University of Coimbra, without finishing the course. In 1791 he obtained the annulment of his religious vows. Around 1802 he left for France sent by Minister D. Rodrigo de Sousa Coutinho, and then settled in Paris as a bookseller, having published poetry in praise of Napoleon. After the fall of Napoleon, he was in a difficult situation and, unable to return to Portugal, he left for Rio de Janeiro, where he was appointed Secretary of the Academy of Fine Arts. He was the author of several books of poetry, especially of pastoral character.

Jerónimo de Barros Ferreira (Guimarães 1750 - Lisboa 1803) a noted painter, engraver and teacher, was a brother of the Academy of S. Lucas, which he entered in 1781. The present work brings together some of his few signed works.

João Tomás da Fonseca (Lisbon 1754 - 1835) important painter and sculptor, disciple of João Grossi. He was a teacher at the School of Caetanos and director of the Academy of Fine Arts.

Joaquim Carneiro da Silva (Porto 1727 - Lisbon 1818) the most relevant engraver of the second half of the 18th century, was also a talented draughtsman. After a few years in Brazil, he studied in Rome, Florence, Paris and settled in Lisbon. The most notable set of engravings he produced are the 93 engravings of Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavalaria.

Referências/References:

Ernesto Soares História I, p. 271-272 nº 971 e II, 2118 (Soyé).
Ameal 2324.
Azevedo e Samodães I, 3277.
Monteverde 5245.
Inocêncio V, 316-319.


Temáticas

Referência: 1005CS015
Local: M-4-D-9


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters