RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PAIS. (Baltazar) SERMÕES DA SEMANA SANTA,

QVE PREGOV O DOVTOR FREY Balthazar Paez Prégador de S. Magestade, & Padre de Prouincia da Ordem da Sanctissima Trindade. NOVAMENTE ACCRESCENTAdos com algûs Sermoês do mesmo Autor, & com todos os Indices. DIRIGIDOS A DOM GREGORIO de Castelbranco, Conde de Villanoua, Senhor das Casas da Sortelha, & Goes: Guarda Mòr de Sua Magestade. EM LISBOA, Com todas as licenças necessarias. Por Lourêço CraesbeecK Impressor delRey. Anno M.DC.XXXIIII. [1634].

De 19x14 cm. Com [viii], 733, [lii] págs. Encadernação da época em pergaminho flexível. impressão a duas colunas. 

Exemplar com rasgões e esfacelamento das folhas preliminares, com manchas e picos de traça sem afectar o texto. 

É 2 edição acrescentada com alguns sermões que não constavam da 1ª edição publicada em 1630. 

Frei Baltazar Pais (Lisboa 1571 - 1638) Com quinze anos embarcou, como soldado, na Armada Invencível e, regressando a salvo, Professou na Ordem da Santíssima Trindade em 20 de Maio de 1590. Celebrizou-se como pregador e comentador da Sagrada Escritura. Doutourou-se em Teologia na Universidade de Coimbra onde viria a ser lente de Escritura. Foi Pregador Real, Reitor do Colégio de Coimbra, Ministro do Convento de Santarém, Examinador do Padroado Real, Protonotário Apostolico, do Juiz Apostolico do Tribunal da Legacia e Provincial da sua Ordem eleito em 1620.

Barbosa Machado afirma dele: Foy com tal excesso devoto de Maria Santissima, que pelo espaço de vinte annos lhe cantava Missa em o Sabbado. Para que se fizessem os Officios Divinos com perfeiçaõ, ainda sendo Provincial chegava à estante com os Musicos, e tangia o orgaõ com summa destreza. Introduzio na Provincia o Lavapés dos pobres em Quinta Feira mayor, aos quaes servia à mesa com grande consolaçaõ do seu espirito."

É autor de quatro volumes de Sermões: Sermões da Semana Santa, Lisboa, 1630; Sermões da Quaresma, 2 Vol. Lisboa, 1631 e 1633 e Marial, ou Sermões nas Festas de Maria Santíssima, Lisboa, 1649; assim como de Comentários em Latim à Epístola do Apóstolo, Lisboa, 1613; Ao Cântico de Moisés, em Exod, XV, Lisboa, 1618; Ao Cântico de Moisés - Audite caeli quae loquor, 2 Vol., Lisboa, 1620 e 1628 e ao Cântico de Ezequias, Isaías, 38, Lisboa, 1622. 

Iberian Books B18067 (51583)

 

Samodães, 2320, Condessa da Azambuja, 1867, Monteverde, 3938, Inocêncio I, 327

BARBOSA MACHADO I, 455 e IV, 65. 

Referência: 1003CS048
Local: M-16-D-22


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters