RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FRANÇA. (Isabella de) JORNAL DE UMA VISITA À MADEIRA E A PORTUGAL. (1853-1854)

Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal. Lisboa. 1970.

De 30x22 cm. Com 269, [ii] págs. Encadernação do editor com gravações a ouro na lombada e na pasta anterior. Ilustrado em extratexto com reproduções das aguarelas originais de Isabella de França.

Exemplar com desgaste nas margens da sobrecapa, e leves indícios de oxidação nas folhas de guarda, folhas preliminares e finas.

Segundo o original manuscrito de Isabella de França. Tradução portuguesa de Cabral do Nascimento. Introdução de Cabral do Nascimento e Santos Simões. Notas e comentários de Santos Simões.

«O diário de Isabella de França é o relato da sua viagem à Madeira e a Portugal, nos anos de 1853 e 1854. Contém a descrição de toda essa estadia, dos passeios pelas redondezas do Funchal e outros pontos da costa sul da Ilha. Isabella não chega a conhecer a vertente Norte e, no Continente português, apenas passa por Lisboa e Sintra, mas o seu relato, muito vivo e alegre, repleto de curiosidades, pormenores sobre a história, as lendas, os usos e costumes locais, constitui um manancial único de informação sobre a vivência da época.

O documento original é um volumoso manuscrito encadernado, constituído por 342 páginas de papel de linho azul, repletas de uma letra regular, levemente inclinada à direita, delineada a tinta castanha, sem rasuras ou acrescentos de qualquer espécie. Não tem título, nem sequer se encontra dividido em capítulos, apresentando apenas as páginas numeradas no canto superior. O texto é complementado com um conjunto de 24 aguarelas – sendo uma de maior formato, em duas páginas – pintadas sobre papel, por sua vez colado em cartão e, à excepção de uma, todas se encontram identificadas com título e a indicação da página do texto a que respeitam. Naturalmente o diário foi compilado, revisto e as pinturas concluídas, após o regresso de Isabella a Londres. A autora parece ter tido intenção de o publicar por incluir a referência “aos meus leitores”, pelo facto de o ter passado a limpo e ter feito paginação das aguarelas, relacionando-as com o texto.

O conjunto foi adquirido pelo Dr. Frederico de Freitas em Londres, entre os anos de 1937 e 1938. Os trabalhos para a publicação, iniciados em 1940, culminaram, em 1970, com a edição, portuguesa e inglesa, do Jornal de uma Visita à Madeira e a Portugal (1853-1854), com introdução de João Cabral do Nascimento (também responsável pela tradução) e João Miguel dos Santos Simões (autor das notas complementares ao texto). Em 1978 o Dr. Frederico de Freitas legou as suas coleções à Região Autónoma da Madeira, o que naturalmente englobou o precioso conjunto». (Museus da Madeira - Plataforma online)


Temáticas

Referência: 1002JC160
Local: I-147-E-38


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters