RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ANSELMO. (Artur) AS GRANDES POLÉMICAS PORTUGUESAS.

Com Direcção Literária de [...] e Direcção Artística de Sebastião Rodrigues. Editorial Verbo. Lisboa. 1964-67.

2 volumes de 27x20 cm. com XIX-429 e 461 págs. Encadernações do editor com sobrecapas de protecção. Muito ilustrados. 

Obra de grande interesse documental e histórico em que se arrolam lugares selectos da polémica na literatura portuguesa, traçando sumariamente uma história das controvérsias de fundo eclesial com repercussão nas letras nacionais.

Dadas as condições de ambiente em que foi composta - fruto do trabalho exaustivo de diversos colaboradores - os dois volumes apresentam tábuas de matérias prolíficas, de que apresentamos, de seguida, um resumo geral:

Volume I: Hernâni Cidade - A Polémica nos Cancioneiros Medievais; Mário Martins - O «Livro da Corte Imperial»; Hernâni Cidade - A Polémica no «Cancioneiro Geral»; José de Pina Martins - Fr. António de Beja contra a Astrologia Judiciária; Joaquim Veríssimo Serrão - António de Gouveia e a Defesa de Aristóteles; David Mourão-Ferreira – Sá de Miranda: Inovação e Polemismo; F. Costa Marques – António Ferreira e a sua Acção em favor da Língua Portuguesa; Giacinto Manupella – Uma sinfonia crítica imperfeita: o «Hospital das Letras» de D. Francisco Manuel de Melo; António Alberto de Andrade – A Polémica Verneiana; António Freire, S. J. – A «Gramática Latina» do Padre Manuel Álvares e seus impugnadores; João Ameal - D. Frei Fortunato de São Boaventura e a Defesa da Tradição Portuguesa.

Volume II:Tomás de Figueiredo – José Agostinho de Macedo contra a «Besta»; Manuel Trindade: Herculano Polemista; Jacinto do Prado Coelho – As Polémicas de Camilo; Manuel Antunes, S. J. – A Questão Coimbrã; António Quadros – As Conferências do Casino e o seu significado no contexto português; F.A. Oliveira Martins – A Polémica sobre «A Idade Média na História da Civilização»; Esther de Lemos – Polémicas de Eça de Queiroz; João Maia – Ramalho Ortigão polemista; Luís Forjaz Trigueiros – Fialho de Almeida ou o prélio solitário; Moreira das Neves – Guerra Junqueiro e o Padre Sena de Freitas; António de Magalhães, S.J. – Miguel de Bombarda e Fernandes Santana; Barradas de Oliveira – Homem Cristo: o dragão de Aveiro; João Bigotte Chorão – A Geração de «Orpheu»; Jaime Nogueira Pinto – Polémicas de António Sérgio; António José de Brito – O espírito polémico de Alfredo Pimenta.

Referência: 0912JC038
Local: I-40-F-1 | SACO B31


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters