RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



NUNES DE OLIVEIRA. (Domingos) DISCURSO JURIDICO ECONOMICO-POLITICO.

EM QUE SE MOSTRA A origem dos Pastos que neste Reino chamão Communs, Sua differença dos Publicos e os Direitos porque deverião regular-se sem offender os da Propriedade, e Dominio dos Particulares a beneficio da AGRICULTURA EM GERAL, E em particular para a Comarca de Castello-Branco e das mais em que houver semilhantes pastos. OFFERECIDO AO EXMO. E ILLMO. SENHOR D. FR. VICENTE FERRER DA ROCHA do Conselho de Sua Magestade, Bispo de Castello-Branco. POR DOMINGOS NUNES DE OLIVEIRA. Lisboa. Na Typografia Morazziana. Anno M.DCC.LXXXVIII. [1788]. Com licença da Real Meza da Commisão Geral sobre o Exame, e Censura dos Livros.  

In 4º de 20x15 cm. Com [viii], 239, [i. e. 243], [v] págs. Encadernação da época inteira de pele, com rótulo, nervos e ferros a ouro. Cortes das folhas carminados. 

Impressão muito nítida sobre papel de linho encorpado, com cabeção constituído por vinhetas tipográficas e uma inicial decorada no início do texto.   

Exemplar com ex-libris oleográfico de Bayolo, com o número 12511, na segunda folha de guarda, com assinatura de posse coeva rasurada e uma segunda assinatura de posse em letra de inícios do século XX, na folha de rosto. Tem falta do caderno Gg do índice com as páginas 233 a 240.  

Com uma gralha comum a todos os exemplares na numeração da página 243 que tem 239. 

Obra muito importante para o estudo da agricultura na região de Castelo Branco, em especial sobre a questão da existência e do uso dos baldios, que foi sempre polémica, em todo o país, durante os séculos XIX e XX. O autor defende a limitação e o fim, tendencialmente, deste tipo de uso da terra, em especial para pastagem de gado, que era designado por compáscuo. O autor insere-se na tendência de individualismo e de absolutização da propriedade características dos regimes liberais.        

As folhas preliminares contêm, no verso da folha de rosto, o valor em que foi taxado o livro e uma citação de Cícero, a dedicatória do autor ao Bispo de Castelo Branco, nas páginas iii a vii, com a viii em branco. As páginas 1 e 2 contêm uma prefação, a 3 o título e a 4 uma nova citação de Cícero. A obra começa na página 5 e termina na página 138. Segue-se de 139 a 200, 18 documentos e provas com notas explicativas. De 201 a 223 a dissertação sobre o que são maninhos, segundo o direito português. Nas páginas 224 a 239, [i. e. 243] o índice. As páginas finais sem numeração incluem uma extensa errata e uma página em branco.     

Domingos Nunes de Oliveira (Pedrogão ? - Santa Margarida, 1807)  Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra. Desempenhou durante muito tempo as funções de Corregedor da Comarca de Castelo Branco. É autor de outra obra: Methodo novissimo para aprender a grammatica latina fundamentalmente e com brevidade. Lisboa, na Offic. de Francisco Luis Ameno, 1786. 

NETO, Maria Margarida Sobral -  As Estruturas Agrárias: a força da tradição. Instituto de História Económica e Social, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, [1988?]  

Azevedo e Samodães II, 2249. 

Monteverde 3801. 

Inocêncio II, 195. 


Temáticas

Referência: 0911LM052
Local: M-10-E-44


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters