RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CASTRO. (Henrique José de) PRIAMO: TRAGEDIA

De Henrique José de Castro, bacharel em theologia. Lisboa. Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira. Anno M.DCC.LXXXVI (1786). Com licença da Real Meza Censoria. 

In 4º de 20x14 cm. com [viii], 77, [i] págs.

Encadernação recente inteira de pele, com nervos e ferros a ouro nas pastas e na lombada. Corte das folhas carminado à cabeça. 

Impressão muito nítida sobre papel de linho muito encorpado e sonante, ornamentada com pequenos cabeções e florões xilográficos. 

Nas páginas preliminares contém o argumento, lista das personagens, descrição da cena e uma citação da Eneida de Virgílio. As páginas finais contêm as erratas. 

Primeira e única edição desta tragédia inspirada em temas da guerra de Tróia como se encontra descrita na Ilíada de Homero, tendo sido representada pelos estudantes de Coimbra antes de ser publicada. Está escrita em versos decassílabos brancos (sem rima) e apresenta Priamo como um rei fraco que não foi capaz de salvar Tróia por não ter coragem de cumprir as ordens dos deuses. 

Henrique José de Castro (Beja, 1764 - Lisboa, 1829) estudou humanidades no Convento de Mafra, doutorou-se em Teologia na Universidade de Coimbra em 1788, foi ordenado presbítero por D. Frei Manuel do Cenáculo Vilaboas em 1803 e tornou-se Prior de S. Lourenço em Lisboa. Desempenhou diversas funções como censor régio e desembargador honorário da Patriarcal. É autor de obras sobre assuntos religiosos, sermões e escreveu outras tragédias e dramas, tendo algumas ficado inéditas. Tinha uma visão do mundo característica do iluminismo, com simpatias pelas novas ideias liberais e é autor de um conjunto de cartas, em parte inéditas, contra o Bispo de Bragança, que liderou um movimento de carácter messiânico na época das invasões francesas.

(Ver Refª: 1505NC016 da Livraria Castro e Silva.)     

Inocêncio III, 184 e 185 e X, 12.

 

 

Referência: 0908NM007
Local: M-15-B-6


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters