RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79725

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



COMEDIA (A) PORTUGUEZA.

Chronica Semanal de Costumes, casos, politica, artes e letras. Direcção litteraria de Marcelino Mesquita. Illustrações de Julião Machado. Administrador – Henrique Dias. Lithographia Guedes. Lisboa. 1888/89.

De 33x24,5 cm. Com cerca de 494 págs. Encadernação inteira de percalina, com títulos e ferros a ouro na lombada. Com folhas de guarda decorativas. Profusamente ilustrado no texto com desenhos de Julião Machado; contém retrato desdobrável de Roque Gameiro no fim do número correspondente a 9 de março, mês em que começou a sua contribuição na revista. 

Exemplar com restauros no primeiro e quinto últimos fólios do volume, nos cantos e margens centrais e inferiores, respetivamente.

Números encadernados sem as capas de brochura originais, pelo que a informação acima descrita foi retirada de outra ficha. 

Tem o nome de Rafael Bordalo Pinheiro a ferros a ouro na lombada, mas a publicação foi dirigida durante a primeira e segunda fases por Marcelino Mesquita e Julião Machado. 

O presente conjunto contém os números concernentes à primeira fase de A Comedia Portugueza, um semanário humorístico sob a direção de Marcelino Mesquita (Cartaxo, 1856 - Cartaxo, 1919) e Julião Machado (Angola, 1863 - ?, 1930), composto pelos números 1 a 52 do ano I - 6 de Outubro de 1888 a 5 de Outubro de 1889 - e 1 a 9 do ano II - 26 de Outubro a 19 de Dezembro de 1889. 
Durante esta primeira fase a publicação contou com a participação de diversos figuras notáveis da cultura portuguesa da altura, quer literários, como gráficos, entre os quais: Alberto Osório, Carlos de Moura Cabral, Eduardo Augusto Vidal, Fernando Leal, João de Deus, Teófilo Braga, Tomás Ribeiro, e Roque Gameiro. 

Após esta fase, a Comédia conhecerá um hiato, sendo reavivada 13 anos depois, em 1902, sob a mesma direção e com a publicação de 52 números entre 28 de Janeiro a 31 de Dezembro do mesmo ano. No ano seguinte (1903) é fundida com A Paródia, de Rafael Bordalo Pinheiro. 


Temáticas

Referência: 2307JS043
Local: SACO SB218-25


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters