RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



COELHO. (Agostinho da Conceição) MEMÓRIAS DA EXCURSÃO DA SOCIEDADE DA DIRECÇÃO GERAL DOS SERVIÇOS PECUÁRIOS AO ALENTEJO E ALGARVE REALIZADA EM 23 DE ABRIL A 3 DE MAIO DE 1950.

I Parte, Sessão Solene dum Doutoramento na Universidade de Portalegre. Edição do autor. 1950. 

De 28x21 cm. Com 41 fólios sem numeração preenchidos só pela frente. Encadernação em percalina vermelha com o título em ferros a ouro sobre a pasta anterior.

Ilustrado com 3 provas fotográficas originais montadas sobre folhas de cartolina e protegidas com quatro folhas em branco. Inlui ainda uma folha de cartolina preta que é usada para documentar de forma jocosa como a sala ficou depois de se apagarem as luzes, assim como três pedaços de cartolina com a palavra - Tabú - agrafados em certas partes das letras das canções e que depois têm escrito em letras vermelhas, - Anulado pela Comissão de Censura - em espaços deixados em branco por baixo dos referidos pedaços de cartolina tudo tendente a construir o caracter de paródia da presente publicação.     

Exemplar com dedicatória na folha de guarda, do autor ao Presidente da Sociedade e dirigente da excursão, Jorge Maria de Lima, com data de 21 de Maio de 1950. 

No verso da folha de rosto contém um elenco das obras do autor, segue-se uma introdução, o quadro de honra, com a lista de todos os participantes, um resumo de todos os factos e cerimónias relativas ao «doutoramento», em que nomes e locais mais comuns são referidos em francês para obter efeito cómico e uma hilariante desfrição de uma suposta récuta de gala e das peripécias do final da noite depois dos excessos de bebida. Inclui, no fim, um dicionário de termos obscenos e cómicos referidos no texto em francês e latim e letras de supostas árias de ópera e fados decrevendo situções escabrosas e obscenas.    

A obra inclui pormenorizadas descrições da viagem incluindo de umas supostas cerimónias de doutoramento na suposta Universidade de Portalegre, em que o capelo doutoral foi confeccionado na casa de Madame Blanche (um bordel), assim como a descrição da récita de gala que se seguiu ao acto de doutoramento e muitas outras peripécias de grande comicidade.

A narração termina em Estói, nas ruínas e Mileu, no Algarve, momento em que o autor remete para o relato de uma conferência sobre o mundo romano a publicar num segundo volume e que teria o mesmo caracter faceto da presente descrição. Inclui um dicionário de termos obscenos e cómicos referidos no texto em francês e latim e letras de supostas árias de ópera e fados decrevendo situções escabrosas e obscenas. 

Os vinte participantes eram todos funcionários da Direcção Geral dos Serviços Pecuários e alguns deles pertenciam à Legião Portuguesa, tais como o autor e João do Espírito Santo da Costa Pereira. 

Livro muitíssimo raro elaborado pelo autor para ofertas a amigos e um importante contributo para o estudo das formas de convívio social, de escape e de diversão durante o Estado Novo.    

 


Temáticas

Referência: 1711JC042
Local: M-6-A-6


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters